O QUE FAZER COM OS NOSSOS INIMIGOS?

O Amor é a essência da vida. É o mais nobre sentimento que nasceu no coração de Deus para reger o afeto entre os homens. Quem não ama, não O conhece, porque Ele é Amor(I Jo. 4:8). É como uma fonte de água que sacia a sede de um povo sedento; enquanto ela existir, haverá vida para este povo. 

Assim também é o Amor. Contudo, há uma diferença entre Deus e esta fonte. No Todo Poderoso encontramos a fonte inesgotável do Amor, enquanto, o amontoado de águas é perecível e sujeito à seca a qualquer momento, basta uma simples estiagem. O problema do mundo tem sido a falta de Amor ao inimigo. A solução para tudo isto é mesmo liberar o Amor do fundo do coração. O primeiro passo é marcado por um gesto de bondade, uma palavra de paz e não expor o próximo ao ridículo. 

Por mais que o inimigo não queira o seu bem, faça o inverso e inverta o quadro da situação. Analise os pontos positivos dele e o faça saber de alguma forma que sua visão é a melhor possível a seu respeito. Agindo assim, com certeza, haverá reconciliação. Buscar o auxílio do Espírito Santo nesses momentos é extremamente necessário para desfrutar de uma verdadeira comunhão e longe do pecado. O que devemos fazer com os nossos inimigos?


“Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo” (Mt. 5:44,46,47).

Uma certa pessoa ao ser interrogada sobre o que achava do seu companheiro de trabalho, atuante na sua mesma área profissional avaliou como sendo uma pessoa de grandes qualidades. A pessoa que lhe perguntou, ao ouvir  sua resposta ficou abismada e disse: “suponho que você não sabe o que ele tem falado a seu respeito pelas costas!”. 
Então respondeu: “Sei sim. Porém, fui questionado sobre minha opinião sobre ele e não o que ele pensa sobre mim!”.

Muitas vezes pensamos ou nos relacionamos com pessoas não por Amor, mas com outros interesses. Temos o outro como produto negociável. Se eles nos servem bem, com carinho, amabilidade, então vamos amá-los, retribuímos da mesma forma. Mas, e quando é o inverso? Quando nos tratam injustamente, revidamos com a mesma atitude, respondemos negativamente como achamos que merecem.


“Olho por olho e dente por dente”. Porém, o Amor cristão, a maior riqueza que Cristo nos ensinou, jamais se conformar com  esta racionalidade. Pelo contrário, nos ensina a agir com misericórdia e justiça, desfazendo a lógica dos homens maus. “Pagar com a mesma moeda” é uma atitude de quem não tem o Amor de Deus na vida. 

Essa é a mesquinhez de um coração que não recebeu Cristo e não se preocupa com os resultados de sua ação. Não se importa em ofuscar o brilho da verdade e do Amor, agem sempre negativamente. Saiba que, a maior força que vence o mundo, até mesmo o egoísmo, é o Amor.

Vejamos alguns exemplos de homens que amaram os seus inimigos e fizeram o bem a quem lhes fizeram mal:


JOSÉ: “E José beijou a todos os seus irmãos, chorando sobre eles; depois seus irmãos falaram com ele” (Gn. 45:15). (Leia: Gn. 47:6,11,12).
MOISÉS: “Moisés clamou ao Senhor por Miriã que estava leprosa, porque havia falado mal dele. E Deus respondeu a Moisés e curou a Miriã” (Nm. 12:13).

DAVI: “Disse Saul a Davi: Mas justo és  do que eu, pois tu me recompensaste com o bem, e eu te recompensei com mal” (1 Sm. 24:17).

ELISEU: “Eliseu deu de comer e de beber para os seus inimigos, os soldados do exército da Síria” (2 Rs. 6:22).

ESTEVÃO: “Estevão orou pelos seus inimigos na hora de sua morte” (At. 7:60).

OS CRISTÃOS MARTIRIZADOS: “E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos; somos difamados, e exortamos; até o presente somos considerados com o refugo do mundo, e como a escória de tudo” (1 Co. 4:12-13).

Comentários