TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA A VERDADE, DE VERDADE


Uma vida muito comum e tediosa. Coisas grandes acontecem na mesma freqüência que o cometa Halley. Nenhuma novidade para contar desde que caiu o seu último dente de leite. Pois é, meu irmão, esses são sintomas graves que apontam indiscutivelmente para a verdade de que você não conhece mesmo A Verdade.


A passagem de João 8.32 é tão famosa e conhecida quanto à registrada no mesmo livro, no capítulo 3, verso 16. Nessa primeira lemos a retumbante notícia de que “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Quantos não foram os sermões que já ouvistes acerca do assunto? Até mesmo em livros seculares que não possuíam nenhum cunho religioso, eu já a encontrei numa forma de Síntese ou Prólogo da estória. 

Logo, podemos concluir que quase todo mundo “conhece” o fato de que A VERDADE te liberta quando você a conhece. Sim, parece um trocadilho, contudo, seja o que for, é fato de que muitos – crentes e não-crentes – conhecem este versículo, até mesmo o memorizaram, entretanto… Não o vivem. Ele não é real em suas vidas. Ele não é aplicado em sua história!
Um grande exemplo é ninguém menos que o nosso querido e bom amigo, Apóstolo Paulo. 

Receio de que conheças a sua história, até mesmo muito mais do que eu, no entanto… Vamos analisá-la rapidamente mais uma vez? Preste atenção nas entrelinhas. Paulo possuía duas identidades. Paulo tinha sua cidadania romana. Saulo, sua identidade como judeu – não, ele não trocou de nome como Jacó ou Abraão. Ele não era apenas um judeu, como um doutor da lei (possivelmente um fariseu) instruído pelo ensino do intelectual Gamaliel. 

Logo, este interessante homem de dois nomes conhecia a Jesus, afinal, como um letrado, sem dúvidas estudou minuciosamente o livro de Isaías e tudo o que ele profetizara sobre o “Messias que há de vir”. Só que o seu conhecimento a respeito do Salvador era apenas… Teórico.

Assim como muitos judeus, ele não cria que aquele humilde e eloquente carpinteiro que esteve andando pelas redondezas de Jerusalém, realizando altos milagres, fosse de fato o Cristo que Isaías profetizava. Essa percepção, ou revelação, só ocorreu-lhe quando o próprio Jesus encontrou-se com ele em seu itinerário rumo a Damasco. Só após tê-Lo de fato ouvido, sentido, encontrado de verdade… 

Saulo ou Paulo, foi liberto de sua vida ruim como um perseguidor e então transformou-se num perseguido. Perceba que encontrar-se com Ele de verdade necessariamente implica numa mudança radical de vida como conseqüência! Não há como você conhecê-Lo de verdade e continuar sendo a mesma pessoa.

Pegue sua Bíblia e comprove por si próprio. Desde o Gênesis até o Apocalipse. Todos os grandes homens e mulheres de Deus tiveram a sua vida bruscamente mudada exatamente porque O conheceram de verdade. Abandonaram o lodo da teoria em que pisavam para mergulhar fundo no oceano da prática. E por isso também, foram “grandes”. Porque Deus é  grande, e quem anda com Ele acaba por adquirir algumas de Suas características (Mt 26.73).

Se a sua vida anda pacata, pequena, comum, simples demais. Nada acontece. Milagre algum! Desculpe-me, mas receio de que você não está andando muito bem com o Deus de Israel. Quem sabe um Dagom ou Baal desses seja a sua companhia ou idolatria, que até tem imagem, porém não tem vida. Nada fazem, nada acontecem…

Deus deseja te libertar do marasmo. Contudo jamais fará isso enquanto Ele for para você tão somente o autor da história da Bíblia, e não o autor da história da sua vida. Sua fé não pode fazer sentido pelo que você lê nas Escrituras, porém a sua vida, sua história, precisa trazer razão a tudo aquilo que está escrito na Palavra de Deus.

Comentários