SÉRIE: PERGUNTAS IMPORTANTES - DEUS EXISTE ? - PARTE FINAL

Qual é a chave para 
verdadeiramente conhecermos Deus?

Dentro de todos nós existe um forte desejo de ser conhecido e conhecer a outros. Mais importante ainda, todas as pessoas têm o desejo de conhecer o seu Criador, mesmo as que não professam crer em Deus.

Hoje em dia somos bombardeados com propagandas que prometem muitas maneiras de satisfazer os nossos desejos de saber mais, ter mais, ser mais. No entanto, as promessas vazias que vêm do mundo nunca satisfarão como conhecer a Deus satisfaz. Jesus disse: "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3). 

Assim, "qual é a chave para verdadeiramente conhecer Deus?" Primeiro, é imperativo entender que o homem, por si só, é incapaz de verdadeiramente conhecer Deus por causa do seu pecado. As Escrituras nos revelam que somos todos pecadores (Romanos 3) e que ninguém alcança o padrão de santidade necessário para ter comunhão com Deus. Também aprendemos que a consequência do nosso pecado é a morte (Romanos 6:23) e que pereceremos eternamente sem Deus a menos que aceitemos e recebamos a promessa do sacrifício de Jesus na cruz.

Assim, a fim de verdadeiramente conhecer Deus, devemos primeiramente recebê-lo em nossas vidas. "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12). Nada é mais importante do que entender esta verdade quando se trata de conhecer a Deus. Jesus deixa claro que somente Ele é o caminho ao céu e a um conhecimento pessoal de Deus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14: 6). 

Não há nenhum requisito para começar esta jornada além de aceitar e receber as promessas mencionadas acima. Jesus veio nos dar vida ao Se oferecer como um sacrifício para que os nossos pecados não nos impedíssemos de conhecer Deus. Quando recebemos esta verdade , podemos começar a jornada de conhecer Deus de uma forma pessoal. Um dos ingredientes fundamentais nesta jornada é entender que a Bíblia é a Palavra de Deus e a Sua revelação de Si mesmo, de Suas promessas e de Sua vontade.

A Bíblia é essencialmente uma carta de amor escrita para nós de um Deus amoroso que nos criou para conhecê-lo intimamente. Que melhor maneira de aprender sobre o nosso Criador que nos imergir na Sua Palavra, revelada a nós para esse fim? Além disso, é importante continuar esse processo durante toda a jornada. Paulo escreve a Timóteo: "Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:14 -16). 

Finalmente, verdadeiramente conhecer Deus envolve o nosso compromisso de obedecer ao que lemos nas Escrituras. Afinal, fomos criados para fazer boas obras (Efésios 2:10) e assim fazer parte do plano de Deus de continuar a Se revelar para o mundo. Temos a responsabilidade de viver a própria fé que é necessária para conhecer Deus. Somos sal e luz nesta terra (Mateus 5:13-14), criados para trazer o sabor de Deus para o mundo e para servir como uma luz brilhando no meio da escuridão.

Não somente devemos ler e compreender a Palavra de Deus, mas devemos aplicá-la obedientemente e permanecer fiéis (Hebreus 12). O próprio Jesus deu a maior importância a amar a Deus com tudo o que somos e a amar ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22). É impossível obedecer este comando sem o compromisso de continuar lendo e aplicando a Sua verdade revelada em Sua Palavra. 

Estas são as chaves para verdadeiramente conhecer Deus. É claro que as nossas vidas envolverão muito mais, tal como o compromisso com a oração, a devoção, adoração e companheirismo. Entretanto, isso só surge depois que fizermos uma decisão de seguir Jesus e as suas promessas em nossas vidas, aceitando que nós, por conta própria, não podemos verdadeiramente conhecer Deus. Só então as nossas vidas podem ser cheias de Deus e podemos ter a experiência de conhecê-lo pessoalmente e intimamente. 

Comentários