QUANTO MENOS ÓBVIA E SUBLIMINAR, MAIOR O EFEITO DA PROPAGANDA EM SEU CÉREBRO


efeito da propaganda em seu cerébro
Cientistas de duas universidades americanas tinham algumas questões em mente: Como você é influenciado pelas propagandas? Como os publicitários poderiam interpretar isso para criar novos comerciais?

Para um tema tão abstrato como esse, resolveram dividir as propagandas em dois grandes grupos. Aquelas que falavam diretamente do produto, e do outro lado, e as que montam uma cena visual não relacionada diretamente com o produto, quase como o que conhecemos como uma mensagem subliminar.

Quanto ao primeiro grupo de publicidades, não há muitas variações. Basicamente, são comerciais exaltando as qualidades do produto (algo como “este carro tem ar-condicionado, direção hidráulica e se abastece de  álcool ou gasolina”). Essas propagandas são chamadas de “persuasão lógica”.

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Quanto menos "obvia" a propaganda melhor, isso lembra bem como Lady Gaga parece "esquisita" em seus clipes musicais atuais

Os do segundo grupo, por sua vez, são chamados de “influência não racional”. De maneira geral, contam uma história em que o produto sequer é citado. O que se vê, basicamente, é uma gravura com apelo humorístico, algo inusitado ou uma mensagem subliminar.

Foi essa divisão, entre propagandas que serviu para o estudo. O primeiro passo foi reunir 24 voluntários para a pesquisa: 13 homens 11 mulheres. Em todos eles, foram colocados eletrodos de encefalografia, para medir a atividade cerebral. Para cada participante, foram mostradas 24 propagandas de jornal ou revista.

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Exemplos de propagandas “persuasão lógica” : um comercial de cigarros mostrando dados técnicos que exaltavam o produto, ou um comercial de comida de cachorro exibindo uma tabela com as atividades dos cachorros, seu gasto de energia e a informação nutricional. 

Na sessão da “influência não racional”, havia uma propaganda de bebida alcoólica que simplesmente mostrava gotas de água, ou um comercial de cigarros em que se via uma mulher saltando sobre um hidrante soltando água, enquanto um homem aparecia sorrindo atrás dela.

Atividade cerebral: no caso das “persuasão lógica” as regiões que mais mostraram ação foram aquelas relacionadas à tomada de decisões e processos emocionais. Isso é algo ruim para a propaganda: tais setores do cérebro estão ligados à inibição de impulsos não racionais, como o impulso de comprar algo. 

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Comece a entender porque os Illuminati colocam propagandas subliminares em clipes de música

Quando foram exibidas propagandas “influência não racional”, no entanto, tais partes do cérebro apresentaram menor atividade, ou seja: você fica menos prevenido contra o consumismo ao ver propagandas “influência não racional”.

À primeira vista, o que se conclui disso é que a industria do entretenimento tem usado essa técnica a bom tempo, pois a propaganda precisa ser criativa e um pouco óbvia para fazer efeito maior. Dito de outra forma, ela precisa entrar no seu cérebro sem você perceber, isso confirma de vez a teoria das mensagens subliminares que encontramos em todos os lugares, isso entra sim em sua mente e tem um "estrago" maior do que imaginamos.


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