MAS A VÓS QUE OUVIS, DIGO: AMAI A VOSSOS INIMIGOS, FAZEI O BEM AOS QUE VOS ODEIAM

Há um ditado que diz “pague com a mesma moeda”. E é isso que muitas pessoas fazem. Pagam mal com mal e o pior de tudo é que nem sempre pagam o bem com bem. Será que é isso mesmo que Deus quer que façamos? Vamos ver.
Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, (Lucas 6:27). Jesus diz que devemos amar os nossos inimigos, sim, independente do mal que eles nos tenham feito, devemos perdoar e amar, pois é isso que Jesus fez e faz até hoje, quando pecamos contra Ele. 

Ele logo nos perdoa e nunca deixa de nos amar. Devemos fazer bem aos que estão conosco durante o nosso dia-a-dia, Jesus fez isso um dia lá atrás quando estava aqui na Terra. Bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. (Lucas 6:28)
Sabe aquelas pessoas que vivem falando mal de nós? Então, mostre que és diferente, elogie-a, diga que ela é bonita, inteligente, mostre que você não se importa com o que ela diz, perdoe-a e finge que não sabe, outra coisa que é importante de ser feito, ore por ela. Para que Deus tenha misericórdia dela, Deus sabe o que faz com pessoas assim, entregue nas mãos de Deus, não se preocupe.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica. (Lucas 6:29). Seja humilde, não se importe em ser humilhado, pois Deus exaltará os humilhados na hora certa, assim como humilhará os exaltados (Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. - Lucas 14:11).

Deixe que falem de ti, não se importe, quando vierem zombar de você, finja que não está ouvindo, Deus é por você e o resto é resto. Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. Se lhe pedirem algo, dê, Deus vai te dar algo muito melhor com certeza. 
Se alguém pegar algo de ti e não devolver, fique tranquilo, não cace confusão por causa disso, Deus vai prover, Ele sabe do que você precisa e nada vai te faltar. (Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. – Lucas 12:30  |O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. – Salmos 32:1)
Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. O que nós queremos que as pessoas façam por/para nós? Que elas nos tratem bem, sejam nossos amigo(a)s, queremos ser tratados com amor, carinho, então da mesma forma que queremos ser tratados, iremos tratar as pessoas, mesmo que elas nos tratem mal, vamos tratá-las da maneira que Jesus as trataria. Sempre com o bem.
Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. Não se vanglorie ao amar alguém, é mais do que o seu dever, quer dizer, o nosso dever, sem isso não tem como alcançar a vontade do Pai, Ele quer que tenhamos amor uns pelos outros, é melhor obedecer à Deus do que ir contra Ele, por isso, coloque todo o amor que Ele depositou em seu coração em prática. 

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. – João 15:12 | Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. –João 15:9 | Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. – João 13:34 | Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; – Romanos 12:10 | Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar - I Samuel 15:22
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo. Não devemos “nos achar” apenas pelo fato de ter feito bem à alguém, é um dos nossos maiores deveres fazer isso, sem bem não tem vida, até mesmo as pessoas do mundo fazem bem umas às outras. Sempre vemos exemplos de pessoas famosas que doam milhões e milhões para ONGs, Instituições e etc. 

Não podemos considerar que pelo fato de vivermos fazendo bem às outras pessoas iremos ir para o céu, devemos ter a convicção que Jesus Cristo tomou o nosso lugar e aceita-lo pois Ele é o único caminho que nos leva até Deus. Deus é bom conosco então devemos ser bons com os outros. 

Para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.  

Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, e por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.
E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Não empreste nada para as pessoas esperando algo em troca, empreste por prazer, não olhe com olhos interesseiros, isso não agrada à Deus. 

O mundo faz isso, mas quem é Filho de Deus, não precisa disso, porque tem um Pai provedor de todas às coisas. Não se importe com as coisas terrenas, mas antes busque à Deus e as coisas que provém do Reino. Deixa que aqui na Terra Deus vai te sustentar. (Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. – Lucas 12:29. Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. – Lucas 12:31

Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Afinal de tudo, devemos amar uns aos outros, fazer bem, compartilhar o amor e a bondade. Devemos perdoar, ser misericordiosos com todos, fazer o que realmente Jesus faria em nosso lugar e assim finalmente estaremos alcançando a vontade de Deus.

Comentários