PORQUE OS MURMURADORES NÃO VENCEM?

murmurador
Quando Israel saiu do Egito, eles começaram a marchar em direção à terra prometida. No primeiro desafio, o Mar Vermelho, o povo começou a reclamar, alegando que iriam morrer, porque não teriam escapatória e Faraó iria liquidá-los. Então Moisés começa a orar e Deus o ordena que pare de orar e prosseguissem, marchassem porque ELE abriria o Mar.
Depois que Deus operou o extraordinário milagre, fazendo Israel atravessar o Mar Vermelho, o povo do outro lado começou a reclamar que não existia água boa para eles beberem. Então Deus mostrou para Moisés um lenho, e orientou Moisés a lançá-lo nas águas amargas, e, estas águas se tornaram doces, impressionante!
Pois bem, Deus provou por diversas vezes que estava com o povo, que daria tudo o que eles precisassem, porém mesmo assim o povo murmurava diante dos desafios, diante das dificuldades, mesmo DEUS trazendo o suprimento, fazendo o povo vencer todas as dificuldades.
No final da peregrinação no deserto, DEUS dirá à Moisés que os murmuradores não entrarão na terra prometida. Pensando no motivo pelo qual Deus tomou esta decisão, eu cheguei não a um, mas a vários motivos pelos quais os murmuradores não chegam em lugar algum em suas vidas, analisemos:

O Murmurador Nunca Exalta o Milagre, Ele só Consegue Exaltar o Problema

Moisés ordenou que 12 pessoas fossem espiar a terra prometida, e, eles voltaram felizes com o que viram, uma terra muito boa. Só para você ter uma ideia, era necessário dois homens para carregarem um cacho de uva (Nm 13.23), já imaginou o tamanho de cada uva?
Mas no meio do caminho, enquanto eles voltaram comentando sobre o tamanho do cacho de uva, sobre as delícias que viram naquela terra, alguém teve a incrível ideia de dizer: É, mas não se iludam, vocês viram o tamanho dos homens daquela terra, acham mesmo que é só entrar e a terra é nossa? Nós teremos que batalhar contra eles e eles são mais fortes do que nós!
E foi através de um comentário como este, que 10 daqueles 12 homens, que foram espiar a terra, foram desmotivados e começaram a ficar com medo. Isso me faz entender, que através de um comentário de um murmurador, 10 pessoas foram infectadas pelo o que eu chamo de espírito de murmuração. E é sobre este “espírito” que falaremos no próximo artigo.

Comentários