O FILME DEPOIS DA TERRA E 1ª TIMÓTEO 5.8

O novo filme de M. Night Shyamalan é uma ficção científica singular, pois traz um discurso antigo, a importância da família. Ademais, a obra tem como protagonistas pai e filho (Will e Jaden Smith).

Há 1000 anos, um cataclismo tornou a Terra um lugar hostil e forçou os humanos a se abrigarem no planeta “Nova Prime”. A espécie humana corre risco de extinção novamente. Alienígenas liberaram as ursas, monstros para matar humanos. Tecnicamente cegos, mas conseguem captar o cheiro do feromônio, que é exalado quando os humanos sentem medo.
Então nasce o fantasma original, Cypher Raige (Will Smith). Acredita-se que ele seja livre de qualquer medo e seja invisível para as ursas. E esse fenômeno é conhecido como fantasma.Kitai Raige (Jaden Smith) está treinando para ser um Ranger. Contudo, um incidente cria a oportunidade para Kitai dar orgulho a seu pai.
O General Cypher Raige é um herói, respeitado e homenageado por muitos. O seu esforço para trazer segurança para Nova Prime é sem medidas, de maneira que se mostra sempre ausente para com a sua casa. A necessidade de ter um posto nos Rangers, para o adolescente Kitai é uma tentativa de aproximar-se do seu pai. O distanciamento é tão desesperador para o jovem, que este se mostra exaltado quando seu Comandante o reprova. Para o garoto a reprovação evidencia o distanciamento, o torna vulnerável.
Quando foi a última vez que conversou com seu filho? Quando vocês se sentaram e brincaram? Qual foi a última vez que você o elogiou ao invés de criticá-lo? De que lhe adianta ter uma igreja fervorosa e sentimentos gélidos dentro de casa? De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder sua família?
Semelhante a este personagem ficcional você também é um herói para seus filhos. Você acredita que ele quer pregar e louvar por conta de quem? É por sua conta de seus pais que lhe são como modelos. Você ainda tem sido modelo para seus filhos?
Há muitos pais como fantasmas, meras aparências representativas, mas são invisíveis. Saibam que a superabundância de tarefas da sua vida secular e espiritual não lhe priva de levar seus filhos para sair, de dar-lhes algumas horas ou mesmo alguns minutos do seu “precioso tempo”.
Lembremos-nos do sacerdote Eli, que em meio a sua cegueira não contemplou como estava sua casa, semelhantemente Samuel. Qual o legado que você quer deixar?
O Apóstolo Paulo aconselhou em uma das suas epístolas ao jovem Timóteo:
“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.”
São duras e verdadeiras tais palavras, sobretudo quando pensamos que a família foi à primeira instituição formada por Deus. O cuidar não diz respeito apenas a alimentos e vestimentas, lembrem-se, somos seres dotados de sentimentos, carentes de atenção.
No desenrolar da obra fílmica Kitai torna-se um fantasma. Contudo, ele reconhece que ser fantasma é ariscado e afirmou querer outra vida para si.
Que possamos buscar cada vez mais sabedoria em Deus, para podermos administrar nossa família. Afinal, você quer ser um herói para eles ou um fantasma?

Comentários